top of page

MINICURSOS DO VIII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA - ANPUH | PI

Minicurso 01: FONTES HISTÓRICAS: usos da tecnologia na mediação/construção do conhecimento para formação de professores da Educação Básica.
Dr. Francisco de Assis de Sousa Nascimento (UFPI)

Ementa: Definição de Fontes Históricas. As fontes eletrônicas. Digitalização das fontes hemerográficas. O Campo da História. Pesquisas acadêmicas e o ensino de História no Estado do Piauí. Contribuição para o desenvolvimento técnico, tecnológico e extensão nas áreas das ciências humanas, no concernente às ações transversais, especialmente no campo de História. Museu Virtual do Piauí. Biossegurança, o dinamismo na pesquisa e a construção do saber histórico para formação de docentes para educação básica.


Minicurso 02: Fontes, acervos físicos e online para História militar: possibilidades e reflexões.
Dr. Johny Santana de Araújo (UFPI)

Ementa: O presente minicurso pretende discutir a viabilidade do uso de fontes diversas para a História militar, entre fontes oficiais, e não oficiais, aparecem evidências que podem sustentar a pesquisa de objetos ligados ao campo da História Militar. As dificuldades hoje encontradas pelos estudantes e pesquisadores, refletem na elaboração adequada dos projetos de pesquisa. Tais dificuldades aparecem desde a compreensão da fonte, do documento até o próprio trabalho de localização efetiva destes. Com o advento da internet e a digitalização contínua de acervos se abriu uma porta que permite a expansão de pesquisas cada vez mais necessárias sobre a área de História Militar. A sua proposta é fruto do desdobramento de um minicurso ocorrido durante o VI Simpósio Nacional de História Militar, tendo sido de grande sucesso na ocasião.

Minicurso 03: Comitês de Ética em Pesquisa (CEP) e Plataforma Brasil: desafios das pesquisas em História no século XXI.
Me. Gabriel Rocha da Silva (PPGHB/UFPI); Dr. Marcelo de Sousa Neto (UESPI)

Ementa: No Brasil, há resoluções que regulamentam os aspectos éticos em pesquisas científicas desde o final do século XX. Entretanto, quanto às pesquisas em Ciências Humanas e Sociais, houve dificuldades para adequação da linguagem/estrutura que dialoga mais facilmente com temáticas das áreas de Saúde como argumenta Luiz Duarte (2014). Diante disso, em 2016 foi publicada a Resolução no 510 que dispõe sobre as normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais, que possuem procedimentos metodológicos envolvendo dados diretamente obtidos com os sujeitos (Brasil, 2016). Ainda que essa orientação tenha sido proposta para ultrapassar os obstáculos referentes às especificidades da área de Ciências Humanas e Sociais, reconhecendo seu papel diferenciado como ressalta Iara Guerriero e Maria Minayo (2019), ainda há problemas que permaneceram, representando impasses que devem ser superados (Sarti; Pereira; Meinerz, 2017). Com isso, este minicurso tem o intuito de apresentar desafios e formas de contorná-los. Dessa maneira, serão apresentadas possibilidades de adequações diante da necessidade de submissão de projetos na Plataforma Brasil, sobretudo para àqueles trabalhos que têm como objetivo utilizar a metodologia de história oral e/ou que tenham como foco de análise a história do tempo presente.

Minicurso 04: A Reforma do Novo Ensino Médio: o processo de recontextualização da legislação à realidade da escola pública.
Dra. Carla Silvino de Oliveira (Laboratório de Ensino de História –LEHIST -CSHNB/UFPI)

Ementa: O minicurso A Reforma do Novo Ensino Médio: o processo de recontextualização da legislação à realidade da escola pública abordará o processo de recontextualização e atualizações da Reforma do Ensino Médio, a partir dos seguintes eixos: A reforma do Novo Ensino Médio e a legislação educacional brasileira; Estrutura e organização curricular do Ensino Médio atual e por fim, a reconstextualização da Reforma do Ensino Médio no Piauí. O minicurso identificará a etapa de transformação, ou recontextualização, das prescrições oficiais federais nas seguintes dimensões curriculares: Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), Programas de Formação Docente, Elaboração dos Currículos Estaduais e Municipais, Elaboração dos PPP das Escolas Públicas, Prática Docente e Avaliação Externa.

Minicurso 05: História e Música no Brasil: diálogos e fundamentos.
Me. Gustavo Silva de Moura (PPGHB/UFPI)

Ementa: Desde os primeiros anos do século XXI, tem-se observado um aumento significativo na publicação de artigos, capítulos de livros e obras autorais e organizadas sobre a história da música brasileira. Além disso, dissertações e teses que se debruçam sobre a música são elaboradas nos últimos anos nos diversos programas de pós-graduação instalados nas universidades brasileiras. Neste contexto, o minicurso “História e Música no Brasil: Diálogos e Fundamentos iniciais” propõe uma análise introdutória da trajetória da música como objeto de pesquisa histórica no Brasil. Serão exploradas discussões conceituais, metodologias e um panorama da produção historiográfica brasileira. Assim, o objetivo deste minicurso é proporcionar um espaço de debate que ofereça aos interessados nos estudos da História e Música uma compreensão da trajetória e das configurações da produção acadêmica brasileira.

Minicurso 06: Em Busca Do Jornalismo Perdido: Ditadura Militar E Resistência Cultural. 
Me. Carlos Alberto de Melo Silva Mota (PPGHB/UFPI)

Ementa: O minicurso buscará analisar alguns alinhamentos e contradições entre a imprensa nanica e a grande imprensa dentro do contexto de produção que compreende os primeiros anos do AI-5. Trabalharemos matizes dissonantes de jornalismo, que foram propiciadas pela conjuntura da ditadura militar no Brasil, onde coexistiram com todas as suas incoerências, fomentando debates e pautando de diferentes modos as discussões políticas e culturais no país. O comando militar instalado no poder executivo federal, a partir de 1964, carregava marcas de um regime discricionário e fez uso de uma série de recursos para imposição dos seus valores. O presente minicurso pretende comportar discussões acerca do Golpe Militar e suas estratégias entre a coerção e a busca por adesão. Nesse sentido, buscamos construir um debate acerca de um comando militar que transitara entre a repressão e a pretensão de legitimidade. Abordaremos questões relativas à censura, propaganda, espionagem e polícia política, no recorte de 1964-1985. Situaremos o duelo de narrativas estabelecido entre opositores e apoiadores do regime, compreendendo o discurso como um elemento fundamental na articulação do jogo político.

Minicurso 07: FONTES LGBTQIAPN+: possibilidades de interpretação por meio de produtos culturais.
Me. Kelyel Fortes de Resende Melo (PPGHB/UFPI)

Ementa: O minicurso oportunizará reflexões sobre a pluralidade da orientação sexual e da identidade de gênero através de fontes históricas processuais, hemerográficas, iconográficas, orais, digitais e outras. O intuito é demonstrar a amplitude de fontes historiográficas para o campo de estudo LGBTQIAPN+ e as possibilidades de operação históricas para além do eixo Rio-São Paulo. A abordagem exploratória buscará evidenciar as negociações e as táticas através das quais os indivíduos inventam a si mesmos, expressam seus desejos e travam seus embates em relação a perspectiva heteronormativa e binária do gênero. O foco estará em perceber oportunidades de interpretação histórica sobre determinados produtos culturais, de forma a evidenciar distintos modos de ser e estar no mundo. Entre os principais interlocutores Foucault, Butler, Preciado, Thomas Lacqueur e Le Breton.

Minicurso 08: A Pesquisa com Fontes Epistolares: Método E Cuidados.
Dr. Bruno Bandeira de Vasconcelos (UESPI/Universo)


Ementa: O uso de cartas pela História. As espécies de epístola. As dificuldades e os perigos no uso das correspondências. Classificação. A memória e as cartas. O conteúdo das cartas e o contextualismo linguístico latino-americano. Exemplos de uso de correspondências.
 

bottom of page