top of page
loader,gif
VIII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA (10).png

SOBRE O
EVENTO:

   Promovido pela Associação Nacional de História – Secção Piauí, o VIII Encontro Estadual de História tem como principal temática “Democracia para sempre”: contra golpismos e golpes no Brasil recente. O evento objetiva proporcionar à comunidade acadêmica do estado - de modo especial, historiadores e historiadoras, bem como acadêmicos em formação e estudantes de pós-graduação - debates sobre as crises no tempo presente que colocaram em xeque a democracia brasileira.

    A historiografia do tempo presente tem se deparado com temas desafiadores para o historiador. Ao lançar um olhar mais detalhado para os últimos acontecimentos, somos constantemente mobilizados a refletir sobre os assuntos políticos que desafiaram as instituições no Brasil. Nos últimos dez anos, o país foi palco de uma constante mobilização de setores sociais, congregados nas ruas em manifestações de direita que pautaram apelos “contra corrupção” e clamaram por “intervenção militar” no ano de 2015. Também nesse cenário houve o impeachement fraudulento de 2016 que depôs a Presidenta Dilma Rousseff. Não foge desse escopo a prisão política de Lula e a eleição presidencial de 2018 com ascensão do bolsonarismo, por último, a tentativa de golpe e abolição do Estado Democrático de Direito no fatídico 08 de janeiro de 2023. Tais eventos se configuram em um contexto que demarca o “giro à direita”, ressaltado pelo historiador Rodrigo Patto Sá Motta (2022), caracterizado principalmente por setores sociais que constantemente utilizam do antipetismo a marca de suas ações. Ademais, o negacionismo crescente nos últimos anos foi recorrido por esses setores para nomear os discursos nostálgicos e favoráveis a uma memória positiva da Ditadura Militar (1964-1985).

    O ano de 2024 é simbólico, pois se completam 60 anos do golpe que instaurou a Ditadura civil-militar de 1964. Nesse contexto, a Associação Nacional de História -secção Piauí convoca seus historiadores e historiadoras a refletir a temática dos golpismos e golpes no Brasil recente. O VIII Encontro Estadual de História da ANPUH-PI pautará um debate científico em defesa do estado democrático de direito no Brasil, baseado na ética, na honestidade intelectual e no respeito aos dados empíricos produzido pela historiografia. Propõe-se assim, mobilizar agentes públicos, estudantes de graduação e pós-graduação, professores e professoras da educação básica a refletir o tema da Democracia e seus impactos no ensino de História no Piauí.

     Realizado exclusivamente em formato presencial no Centro de Ciências Humanas e Letras, da Universidade Federal do Piauí, em Teresina, durante os dias 20, 21, 22 e 23 de agosto de 2024, o VIII Encontro Estadual de História da ANPUH-PI contará com mesas-redondas, simpósios temáticos, I Fórum de Ensino de História, exposição de banners de graduandos, atividades culturais, lançamento de livros e muitas outras atividades que visem notabilizar a defesa constante da democracia brasileira frente aos projetos golpistas contemporâneos.

Atividades

SIMPÓSIOS TEMÁTICOS

MESAS

REDONDAS

APRESENTAÇÃO

DE BANNERS

LANÇAMENTO

DE LIVROS

FÓRUNS

DA EDUCAÇÃO BÁSICA

ASSEMBLÉIAS

ATIVIDADES

CULTURAIS

Localização

bottom of page